domingo, 10 de junho de 2018

Você, você mesmo

Quando você é menina acontece um “negócio” chamado machismo e outro chamado sexismo. Quando você é bebê, já começa com isso. Existem coisas “para” meninos e “para” meninas, brinquedos, livros, globos terrestres etc.

O mar deve ser sempre representado com azul, certo? Sim, mas chegamos ao ápice para fazer algo “para meninas", fizeram um globo todo rosa!

Mais uma coisa que você passa quando é criança/bebê é quando você fala para um menino: vamos jogar futebol (com um tom tipo animado)?! Ou com as meninas: vamos brincar de bonecas (com voz toda carinhosa)? Outra coisa são as brincadeiras com menino, sempre incentivado e ensinado a jogar futebol ou a menina que sempre deve brincar de bonecas ou coisas do tipo.

Aí quando você cresce e a menina gosta de futebol, ela logo pensa que está errada e o menino quando gosta de bonecas pensa isso também, algo que não deveria acontecer. Isso é algo que desde sempre fomos ensinados: existem coisas de meninas e coisas de meninas, algo completamente errado. Desde pequenos, devíamos ser ensinados que não existem coisas de meninos e coisas de meninas, devíamos ser ensinados que todos somos iguais, com isso iríamos pensar e progredir a uma sociedade mais igual, sem machismo.

Desde pequenos, seríamos ensinados que uma mulher pode ser médica, advogada, médica etc. coisa que algumas fantasias falam o contrário; existem universos iguais para meninos e meninas, só que com cores diferentes e carreiras diferentes (fantasia de doutor branca e azul... até aí tudo bem, mas existe uma igual só que rosa e que diz "funcionário de SPA"; a de doutor tem um menino na embalagem e a de funcionário de SPA uma menina).  Isso é uma coisa que, sinceramente, não entendo: qual é o motivo de não ter um menino e uma menina na embalagem?

Existem livros que dizem ser de meninos e livros que dizem ser de meninas, o de menino tem coisas como foguete, dinossauro, navio, carro, boné, bola, etc. e a de menina tem princesa, estrela, coroa, diamante, coração, etc. Tá meio estranho... por que a menina não pode ter as coisas que o menino tem? E o menino por que não pode ter as coisas que há no da menina? Aí fica a dúvida. Mas agora falando do conteúdo dos livros, o do menino tem um labirinto super desafiador e o da menina um super simples. Não entendo mais uma vez o porquê do menino ser desafiado e a menina não.

Agora vamos aos videogames. Os meninos desde sempre ganham videogames, já as meninas não, é só brincar de boneca. O menino ganha jogos, a menina ganha um super kit da Poly. Mais uma vez fica o questionamento do porquê da menina não ganhar o videogame e o menino a Poly.

Aí crescemos com uma cultura machista. No futuro algumas mulheres viram donas de casa por achar que não são capazes, outras viram policiais e acabam ganhando menos e virando alvo de brincadeiras, outras advogadas e mais uma vez ganham menos e isso segue com várias carreiras. Qual é o motivo? Eu não sei, mas se for pelo fato do homem ter pint* faça-me o favor, né?

Maria Valentine Minetto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário