sexta-feira, 13 de abril de 2018


A construção da vida

Nossa vida é como uma casa, temos que construí-la bem para que, ao vivermos nela, possamos nos orgulhar. Cada etapa da casa é uma etapa da vida, sendo que, em cada etapa, há especialistas no assunto. A base é formada pelos pais, é a educação em casa; a formação das paredes, a educação escolar; e a junção delas é o que nós fazemos com o que aprendemos. O telhado é a parte mais difícil de se construir, pois parece que não precisamos dele, mas quando há momentos tempestuosos, sentimos sua falta.

A base é a parte mais importante, pois sem ela a casa irá desmoronar, e fica mais difícil de consertar depois, pois terá de recomeçar a construção. Aí entra a importância da educação em casa, se as crianças se basearem apenas na educação escolar, as paredes não terão onde se sustentar. É realmente muito importante que os pais participem do processo de amadurecimento de seus filhos, para formar uma base firme e forte para aguentar o restante da casa.

Para formar as paredes, é necessário que haja uma boa formação acadêmica e profissional e, para isso, a criança tem que estar em uma escola onde seu potencial seja explorado ao máximo. É muito importante a ligação que os alunos têm que ter com o professor, e os pais com a escola. Quanto mais fundo investirem na formação acadêmica, mais resistentes serão as paredes, ou seja, nos invernos frios, manterão as pessoas aquecidas.

Para juntar as paredes, é necessário que o dono da casa se comprometa a terminá-la, pois é nesse momento que juntamos tudo o que aprendemos, em casa e na escola. Assim, começamos a imaginar como gostaríamos que fosse a casa, com detalhes, como a cor das paredes; ou a tomar grandes decisões, como a divisão interna.

O telhado, não importa de que seja feito, telha, zinco ou brasilite: é essencial na hora da chuva! Temos que acreditar em algo... Deus, Buda ou Bashama (deusa hindu); seja o que for, é necessário ter esperança, algo para acreditar nos momentos de desespero. É preciso sempre ter alguém em quem confiar, pois em momentos desesperadores, precisaremos de ajuda.

Agora a casa está pronta, não adianta terminar de construir se não for aproveitar. Desfrute cada cantinho, aproveite o máximo, e lembre-se: a felicidade é encontrada no caminho, não no final! 
Manuela Lannes

Nenhum comentário:

Postar um comentário